terça-feira, 5 de junho de 2012

4.1 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS




Para que se desenvolva nos alunos o prazer de estudar os professores precisam tornar suas aulas mais sugestivas e agradáveis. O vídeo “o passo”, demonstra a contribuição significativa de cada participante obtendo uma ótima sincronia.  O trabalho desenvolvido por esse professor nos mostra o quanto podemos inovar dentro da nossa prática educativa criando diversas situações, que faça com que as aulas sejam mais dinâmicas e atrativas. Como exemplo temos os avanços da tecnologia que nos permite transformar o ensino e aprendizagem; pois o aluno dos dias atuais já traz consigo uma bagagem tecnológica e nós não podemos ficar aquém, pelo contrário temos que ser mediador nesse processo. Os alunos  gostam daquilo que os atrai, que lhes chamam a atenção. Pode-se dizer que suas expectativas vão além do trivial.
Pois sabemos que o ato de ensinar, não existe uma receita pronta, uma vez que depende do professor, criar “mecanismos” favoráveis para que a prática se efetive de forma satisfatória.
Diante disso, torna-se relevante investir nos recursos audiovisuais, tais como:
• Proporcionar aulas na sala de informática, estimulando a capacidade de pesquisa em busca da construção do conhecimento;
• Trabalhar conteúdos utilizando data show, máquina fotográfica, usufruindo de imagens, despertando nos alunos o nível sensorial etc.;
• Aplicar dinâmicas, visando fortalecer as relações interpessoais, como também diversificando o aprendizado.
Alternativas como estas colaboram para que haja aprendizado de forma plausível.
   
Rozecléia Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário