sexta-feira, 22 de junho de 2012




4.2 NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS
    
    O Portal do Professor é um site voltado para os docentes buscarem elementos para as aulas e para sua formação. A idéia, segundo o MEC, é inserir os professores, principalmente os que estão longe dos grandes centros, no ambiente das novas tecnologias.  Ao acessar o portal, pude perceber que a categoria de Recursos Educacionais foram cedidos pelos autores ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação. Podendo ser baixados para o seu computador, pendrive, CD, DVD ou outro e também podem ser copiados e distribuídos, sendo vedada qualquer utilização com finalidade lucrativa.
    Ele fornece sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos para serem usados em sala de aula.
Os professores de qualquer área que seja podem diversificar as aulas, torna-las mais interessantes.  Podemos conhecer o trabalho de diversos colegas do Brasil ao ter acesso o Portal do Professor. O  mesmo oferece gratuitamente modelos de aulas de acordo com cada etapa do ensino e disciplina, recursos multimídia, cursos de formação de professores, jornal, para o trabalho desenvolvido em sala de aula, links, fóruns, blogs e outras preferencias. Como ferramenta você encontra fotos, mapas, vídeos e animações.
     O portal nos fornece sugestões de descobrir como um vídeo, uma pesquisa, uma animação podem ser trabalhados na aula tornando-a mais satisfatória.
    No Portal do Professor são oferecidos também vídeos da TV Escola, textos e apostilas para orientar o educador. O mesmo tem acesso grátis e sem necessidade de senha a todo conteúdo do portal, exceto o espaço de criação de aulas, para qual é preciso fazer o registro.
No banco, professores terão acesso a conteúdos produzidos por países como Argentina, Canadá, China, Alemanha, França, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos. O endereço na internet é Objetos Educacionais.
Vale a pena vasculhar esse portal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário